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Bling

Integração com o Bling

O Bling é uma ferramenta de gestão empresarial voltada para pequenas e médias empresas, oferecendo controle financeiro, de vendas, estoque e compras. Integrar o CRM Simples com a Bling permite manter contatos, clientes produtos e notas fiscais da Bling atualizados no CRM Simples.

O que integra:

Contatos

Produtos

Notas fiscais

Como é feita a sincronização:

Não dependemos de nenhuma contratação externa para fazer essa sincronização, o módulo CRM Simples Sync importa toda a base de dados do Bling, centralizando suas informações em um só lugar. Na primeira sincronização, todos os contatos, produtos, pedidos e notas fiscais são registrados no Bling são transferidos automaticamente para o CRM Simples!

Mais controle, menos esforço e uma gestão integrada na palma da sua mão. 🚀

Adicionando anotação

Adicionando anotação

Adicionando informações de histórico ao meu contato

Após cadastrar o seu 1º contato no CRM Simples, é chegada a hora de iniciarmos o histórico do mesmo, perceba que depois que você clicar em “Salvar” o contato, automaticamente o CRM Simples, irá abrir a página contendo TODO o cadastro do seu contato na tela à direita, na janela central, estarão as informações do histórico, porém, como o mesmo acabou de ser cadastrado, ele ainda não possui histórico algum, constando somente no histórico a data/hora e o usuário que incluiu o contato na base de dados.

Figura 1: Cadastro de um contato, histórico básico.

Na parte central da tela, é possível visualizar o campo para adicionar uma anotação sobre (nome do contato), utilize este campo para preencher qualquer informação já conhecida sobre, neste exemplo acima, “CRM Simples Software”.

Exemplo:

“Já é cliente, sempre converso com Emerson, na nossa última conversa, ele me solicitou o catálogo dos nossos produtos via e-mail, o qual enviei a ele e ficamos de conversar numa próxima visita para avaliarmos qual é a expectativa deles em relação aos nossos produtos.”

Colocando esta informação no campo “Adicionar uma anotação sobre (nome do contato), e clicando no botão “Adicionar anotação”, automaticamente você começa a gerar o histórico de atividades do seu contato, conforme demonstrado ao lado:

Figura 2: Informando dados sobre o contato, diretamente no campo de anotação.

Após clicar no botão “Adicionar anotação”, o conteúdo do campo será gravado na linha do tempo do histórico de atividades deste contato, conforme demonstrado abaixo:

Figura 3: Geração do histórico do contato, na linha do tempo de atividades

No histórico do contato, todos os registros sempre estarão gravados na ordem cronológica decrescente, ou seja, a última atividade efetuada no contato, será a 1ª atividade a ser exibida no histórico do mesmo dentro da linha do tempo das atividades do contato.

Certo! Mas como faço para registrar no CRM o “Próximo passo” que devo efetuar com o meu contato do “CRM Simples Software”?

Pois como é possível verificar na anotação acima, registrada no histórico do contato, existe a indicação “ficamos de conversar numa próxima visita para avaliarmos qual é a expectativa deles em relação aos nossos produtos”, então, como registro esta visita futura no contato?

Além disso, também existe na anotação acima, a indicação da pessoa com quem o usuário mantêm contato direto, no caso é com “Emerson”, então, como podemos registrar este outro contato dentro do contato principal, para que tenhamos a informação completa no cadastro deste contato?

O CRM Simples é uma ferramenta destinada a manter o cadastro correto das informações do seu contato, bem como todo o registro de histórico, com a finalidade de trazer para dentro da Organização todo o conhecimento sobre as pessoas envolvidas na comunicação com a sua Empresa, como é feito o contato com seu Lead, Prospect ou Cliente.

Carteirização de contatos

Carteirização de contatos

Definindo usuários responsáveis – carteirização de contatos.

No CRM Simples, é possível definir uma carteira de contatos para cada usuário utilizando o campo de seleção de responsáveis pelo contato. Isso permite organizar e dividir os contatos entre os usuários de forma eficiente. Siga o passo a passo para criar o usuário responsável.

1 . Seleção de Responsáveis pelo Contato

  • Através deste campo, você pode atribuir contatos a diferentes usuários, facilitando a gestão das carteiras de contatos (figura 1).
  • É possível definir mais de um responsável para o mesmo contato, o que é útil para equipes que trabalham de forma colaborativa, como suporte interno e vendedores externos. Basta clicar no botão acima do campo de texto para adicionar mais um resposável pelo contato.
Figura 1

2. Configuração de Visualização do Contato

  • O campo de seleção do responsável funciona em conjunto com o campo de Visualização do contato (visível para, figura 2).
  • Existem duas opções de configuração, visivel para:
Visível para: Toda a Equipe
Nesta configuração, todos os usuários do CRM Simples podem visualizar o contato, independente do papel principal deles ser de gerente ou não.
Visível Para: Somnte Responsáveis
Gerentes, mesmo que não estejam definidos no campo de responsáveis;
Usuários não gerentes, apenas se estiverem definidos como responsáveis pelo contato (na figura 3 é possível ver os usuários não gerentes definidos pelo usuário);
Figura 2
Figura 3

Caso queira saber como cadastrar novos usuário, clique aqui;

Cadastrando minhas Negociações

Cadastrando minhas Negociações

1. Adicionando Oportunidades aos Meus Contatos

No CRM Simples, as oportunidades são chamadas de Negociações. Diferentemente de outras ferramentas, o CRM Simples separa contatos e negociações, com funis de venda divididos nessas duas categorias. Isso permite tratar cada contato como único, gerando múltiplas oportunidades para o mesmo contato ao longo do tempo, especialmente com uma variedade de serviços e produtos.

2. Passos para Cadastrar uma Nova Negociação

2.1 Acessar o menu:

  • Clique no botão menu superior à esquerda do botão de configurações(figura 1).
  • Selecione a opção Negociação;
Figura 1

2.2 Preencha os dados:

  • A tela para preencher os dados da nova oportunidade será aberta (figura 2);
  • Clique em ;
  • Para ver suas Negociações, vá na barra lateral e clique em Negociações (figura 3);
Figura 2
Figura 3

Observação

Note que o único campo obrigatório é o contato, clique aqui para saber como criar um contato.

Cadastrando meus Produtos

Cadastrando meus Produtos

1. Abrindo cadastro de produtos

Para cadastrar seus produtos e serviços no CRM Simples, siga estes passos:

  • No cabeçalho da página, clique em ;
  • Agora no meu aberto, clique em Produto (figura 1);
Figura 1

2. Criando produto

Entendemos que o cadastro de produtos é algo bastante específico de cada cliente, então deixaremos que você visualize o na figura 2 para entender como você deve efetuar o cadastro dos seus produtos e serviços.

Figura 2

Após preencher os dados, basta clicar no botão para assim criar o seu primeiro produto!

Observação

Note que o único campo obrigatório é a descrição.

Nascimento ou fundação

Data de nascimento ou data de fundação

Para informar o campo da data no lado direito da sua tela de cadastro, nos campos de “Detalhes”, se ajusta automaticamente ao tipo de pessoa, onde você poderá definir a data de aniversário ou de fundação do seu contato.

Existe ainda uma 3ª opção para você informar uma data de aniversário em seus contatos, dentro do campo “Outros contatos”, conforme demonstrado na imagem ao lado.

Figura 1: informação de “Outros contatos” no cadastro do contato principal.

Todas as pesquisas do CRM Simples, feitas com base na data de aniversário, sempre irão tomar por base estes 3 campos do cadastro nos seus contatos:

  1. Data de nascimento, para pessoas físicas, que fica no campo de detalhes do contato principal;
  2. Data de fundação, para pessoas jurídicas, que fica no campo de detalhes do contato principal, e;
  3. Data de nascimento, que fica dentro do cadastro do contato principal, que é informado nos campos que compõem as informações de “Outros contatos”.

Lembre-se

Você deseja saber qual dia ou mês o seu contato fará aniversário, não quantos anos ele tem, portanto, somente a informação do Dia ou do Mês precisam estar corretas, o ano é irrelevante, os filtros do CRM Simples servem para selecionar Dia ou Mês de aniversário, o ano não é levado em consideração.

Quem eu vou cadastrar

Quem eu vou cadastrar

E agora? Será um lead, um contato ou um cliente? Quem eu vou cadastrar?

Outra informação que precisamos tratar com certa atenção diz respeito ao status do meu contato, no Brasil, é comum utilizarmos o termo “Cliente” para nos referirmos a todas as pessoas físicas ou jurídicas com quem mantemos algum tipo de contato, por tanto, é importante aqui destacar que o termo “Cliente” só deveria ser utilizado para definir aquela pessoa (física ou jurídica), que já efetuou uma compra com você, ou seja, só é realmente seu “Cliente” quem já comprou o 1º centavo no seu negócio, quem ainda não comprou, não é seu cliente, cuidado com isso!

No CRM Simples é possível, conforme visto na seção Status de Contatos deste manual, podemos inserir certos “nomes” que por definição clara, nos indicam quem são os contatos que estamos iniciando um relacionamento, quem são os contatos que já receberam algum tipo de atenção, os quais já verificamos inclusive seu “Perfil” e já podemos apontá-los como “potenciais clientes” e aqueles contatos que já “são de casa”, que já podemos chamá-los de CLIENTES.

Score de contato

Score de contato

Score do contato, como podemos utilizar este campo?

Para definição do score, é possível defini-lo de forma manual, apenas informando o score conforme definição interna da Empresa, um exemplo muito utilizado por alguns de nossos clientes, é a definição do score para validação do cadastro junto ao Serasa, por exemplo, onde podemos definir o score da seguinte forma:

  • Score: 1
    • Nada consta contra o contato;
  • Score: 3
    • Nada consta em nossa Empresa, mas o contato possui pendências financeiras com outras instituições bancárias/financeiras;
  • Score: 5
    • O contato possui pendências financeiras com outras instituições bancárias/financeiras e também com a nossa Empresa;

Este exemplo acima, é um exemplo baseado em uma definição interna de cada cliente, elaborada e executada de forma manual, onde o responsável financeiro da Empresa, precisa acessar o cadastro de cada contato no CRM e definir de forma manual o score do mesmo.

Outra forma de gerar o score do contato, é definindo um questionário, conforme demonstramos nesta seção, onde é possível definir valores individuais para cada questão do mesmo, sendo que ao final da aplicação de um questionário ao contato, o sistema calcula automaticamente o Score do mesmo e salva no campo do cadastro esta informação.